Consultório de Psicologia de Belo Horizonte

Depressão

A depressão é uma doença muito observada e comentada nos últimos tempos e, às vezes, confundida com um quadro de tristeza normal. Em algumas situações da vida, é comum sentir-se triste ou desanimado. No entanto, a depressão é muito mais séria e necessita de tratamento, pois apresenta um quadro anormal da tristeza. A depressão tem como característica principal o humor triste e variados sintomas afetivos que alteram autovalores, vontade e psicomotricidade.

Vários sintomas podem aparecer em um quadro de depressão, sendo esses: tristeza, melancolia, chorar com facilidade, indiferença afetiva, aborrecimento, irritabilidade, ansiedade, angustia, ausência de esperança, fadiga, desânimo, insônia ou excesso de sono, alteração da libido (diminuição do apetite sexual), falta de prazer no dia a dia, pessimismo, idéias de culpa, idéias de auto-extermínio, baixa auto-estima, vergonha, ausência de vontade na realização de tarefas, etc.

Diversos são os fatores causais da depressão, lembrando que a pré-disposição genética tem um peso importante, mas não é considerado como fator único. Muitas vezes, estes fatores causais estão relacionados à perda de algo significativo.

Existem depressões unipolares, caracterizadas como um quadro depressivo e depressões bipolares, nas quais há alternância entre fases depressivas e de grande euforia e exaltação.

O diagnóstico é feito levando-se em consideração o tempo em que se encontram os sintomas, podendo variar quanto a seus níveis. É uma doença que tem cura, e o tratamento é de acordo com o perfil e quadro depressivo de cada paciente. A psicoterapia apresenta resultados favoráveis no tratamento de depressão, trabalhando não somente os sintomas, como também as causas da depressão.

Paloma Santos e Paola Santos